Nutrição e cuidado dos caballos

Novo: Pavo Ease&Excel

Alimento inovador para melhorar a função gástrica

  • Alimento energético de alto desempenho com elevado teor de fibra
  • Apoio para uma boa função gástrica
  • Recuperação muscular mais rápida após o exercício
    * required fields

    Sobre o Pavo Ease&Excel:

    Pavo Ease&Excel é um alimento inovador com elevado teor de fibra, destinado a cavalos de alto desempenho, concebido especificamente para favorecer um equilíbrio ácido-base saudável do estômago. É um alimento completo concentrado, que fornece bastante energia a partir de óleo vegetal e fibras fáceis de digerir, com baixo conteúdo de açúcares e amido.

    Indicado para cavalos de desporto:

    • com estômago sensível
    • com pouco apetite
    • nervosos ou que stressam com facilidade
    • que necessitam de ajuda extra para a recuperação dos músculos

    Úlceras gástricas: sintomas, origem e prevenção

    Quer conhecer melhor o seu cavalo? No blog da Pavo (em espanhol) temos para si uma formação simples e completa sobre como evitar recaídas ou prevenir as úlceras gástricas em cavalos sem usar medicação, mudando apenas a alimentação e o maneio.

    Ler mais >

     

    Opinião dos especialistas

    As 7 propriedades únicas de Pavo Ease&Excel

    1. Baixo conteúdo de açúcares (6 %) e amido (8 %)

    Níveis elevados de açúcares e amidos aumentam o risco de acidificação do estômago e de alteração da flora intestinal. Em cavalos com problemas é importante dar-lhes menos 2 g de açúcar e amido procedentes de ração por quilo de peso corporal. O Pavo Ease&Excel, dado o seu baixíssimo conteúdo de açúcares e amido, fornecerá menos de 1 g de açúcares e amido por quilo de peso corporal/dia.

    2. Rico em fibra (18%)

    Pavo Ease&Excel contém fibras procedentes de casca de soja, casca de aveia, luzerna e polpa de beterraba. Todas elas são super-fibras mais digestíveis que as fibras ‘tradicionais’ e que, por conseguinte, proporcionam mais energia de libertação lenta. Pavo Ease&Excel é uma mistura com elevado conteúdo de fibra que estimula a mastigação.

    3. Elevado conteúdo de óleos (10,5 %)

    Pavo Ease&Excel tem elevado conteúdo de óleos com ácidos gordos ómega 3 e ómega 6, que conferem ao seu cavalo uma pelagem brilhante e uma maior resistência.

    4. Alto teor de energia (EWpa 0,95 DE 13,5 MJ)

    Pavo Ease&Excel quase não contém cereais, pelo que não tem os efeitos negativos de rações com elevado teor de amido. Contudo, continua a proporcionar energia suficiente para os cavalos de desporto de alto nível de desempenho. A energia procede de fibras bastante digestíveis e óleos vegetais – óleos de linhaça e de soja – e dispensa complementar Pavo Ease&Excel com cereais. Lembre-se que cereais=amido!

    5. Proteínas de alta qualidade (13 %)

    As proteínas de alta qualidade são importantes para o desenvolvimento e manutenção dos músculos. Pavo Ease&Excel contém aminoácidos essenciais extra (lisina e metionina) para favorecer a recuperação muscular após o exercício. Com Pavo Ease&Excel não necessitará de suplementos para o desenvolvimento muscular!

    6. Vitaminas e minerais

    Pavo Ease&Excel é um alimento concentrado totalmente equilibrado com vitamina E e selénio para uma excelente forma muscular.

    7. Fórmula Protexin In Feed

    Pavo Ease&Excel contém a fórmula única de Protexin In Feed, uma mistura especial de substâncias neutralizadoras do ácido gástrico, beta-glucanos, probióticos e prebióticos que favorecem a saúde da função gastrointestinal.

    Como funciona o Pavo Ease&Excel no seu cavalo

    COMO GERE A ALIMENTAÇÃO DO SEU CAVALO?

    O plano passo-a-passo para prevenir
    úlceras gástricas no seu cavalo

    As úlceras gástricas são comuns em cavalos e em póneis. Pesquisas realizadas mostraram que pelo menos 60 % de todos os cavalos de desporto sofrem deste mal, valor esse que sobe para 90 % se falarmos de cavalos de corrida. As úlceras gástricas podem provocar uma variedade de problemas de saúde. Uma vez que os sintomas são vagos, não existem muitos aspectos que nos indiquem que estão a acontecer, excepto se o seu cavalo não estiver em excelentes condições de desemppenho. Um bom estábulo e uma boa gestão da alimentação são a solução. Desenhamos um guia prático passo-a-passo que o ajudará na gestão da alimentação do seu cavalo. Pode começar já! 

    Depois de ler este guia, saberá:

    • Os possíveis efeitos das úlceras gástricas no desempenho do seu cavalo
    • Como reconhecer as úlceras gástricas numa fase inicial
    • Os factores de risco das úlceras gástricas
    • O que pode fazer para prevenir as úlceras gástricas

     

    Inclui uma lista de verificação de maneio da alimentação!

    Feedingadvice Pavo Ease&Excel

    Para obter os melhores resultados, é importante que ajuste a dose de Pavo Ease&Excel e que o administre acompanhado de muita fibra. Garanta uma ingestão mínima de fibra (feno) de 1,5 % do peso corporal em matéria-seca, dividida no maior número possível de porções diárias.

    Como dosifico Pavo Ease&Excel?

    Trabalho médio: 0,45 kg diários por 100 kg de peso corporal
    Trabalho intenso: 0,6 kg diários por 100 kg de peso corporal
    Máximo: 1,0 kg diários por 100 kg de peso corporal

    Exemplo de ração para trabalho médio-intenso

      Pavo Ease&Excel Ruwvoer
    Manhã 0,9 kg (cavalo, 600 kg) 3,5 kg de feno ou 5 kg de erva ensilada
    0,45 kg (ponéi, 300 kg) 1,75 kg de feno ou 2,5 de erva ensilada
    Tarde 0,9 kg (cavalo, 600 kg) 3,5 kg de feno ou 5 kg de erva ensilada
    0,45 kg (ponéi, 300 kg) 1,75 kg de feno ou 2,5 de erva ensilada
    Noite 0,9 kg (cavalo, 600 kg) 3,5 kg de feno ou 5 kg de erva ensilada
    0,45 kg (ponéi, 300 kg) 1,75 kg de feno ou 2,5 de erva ensilada

     

    Dica! Misture Pavo Ease&Excel com Pavo Daily Plus para diminuir a ingestão e melhorar a intensidade da mastigação!

    Artigos e vídeos

    Alimentação inteligente para prevenir problemas de estômago

    As úlceras gástricas dos cavalos são um problema pouco valorizado. Uma boa gestão...
    Ler mais

    Lesões do estômago: um problema mais grave do que o que pensamos

    Há mais cavalos e póneis a sofrer de lesões do estômago do que o que pensamos....
    Ler mais

    Frequently asked questions

    Que cavalos devem consumir Pavo Ease&Excel?

    Pavo Ease&Excel é um alimento de alta energia, totalmente equilibrado, com proteínas de alta qualidade. Contém também ingredientes especiais que protegem o estômago e facilitam a digestão do cavalo. Pavo Ease&Excel está especialmente indicado para:

    • Cavalos com estômago sensível
    • Cavalos com pouco apetite
    • Cavalos nervosos ou que stressam com facilidade
    • Cavalos que precisem de reforço extra na recuperação muscular
    • Cavalos com sintomas de úlceras gástricas (fezes líquidas, desempenho reduzido, cólicas recorrentes, etc.)

     

    O Pavo Ease&Excel ajuda no combate às úlceras gástricas?

    Se suspeita que o seu cavalo pode ter úlceras gástricas, a primeira coisa a fazer é entrar em contacto com o seu veterinário. A única forma de confirmar se o seu cavalo as tem é fazer-lhe uma gastroscopia, o que implica verificar o interior do estômago com uma câmara, que é uma intervenção custosa e invasiva para o seu cavalo. A administração apropriada da alimentação é importante para ajudar os cavalos com estômago sensível. Pavo Ease&Excel não é um medicamento contras as úlceras gástricas, mas a sua composição contribui para o seu tratamento, em geral. 

    O meu cavalo não faz desporto de alto nível. O Ease&Excel é adequado para ele?

    Pavo Ease&Excel é um alimento muito energético. Se o seu cavalo não faz desporto de alto nível existem muitas possibilidades de que com Pavo Ease&Excel acabe por ingerir mais calorias do que aquelas que pode queimar e, deste modo, engordar. Por este motivo, apenas recomendamos Pavo Ease&Excel para cavalos que praticam desporto de alto nível. Se lhe der menos do que a quantidade mínima recomendada, corre o risco de que sofra uma deficiência de vitaminas e minerais. Teremos todo o gosto em ajudá-lo a elaborar o melhor regime de alimentação para o seu cavalo. Peça a sua dieta personalizada em www.dietacaballo.com

    Posso alimentar o meu cavalo com Pavo Ease&Excel de forma continuada?

    Pavo Ease&Excel não contém nenhum ingrediente prejudicial e pode ser dado de forma continuada, ainda que o sistema gastrointestinal esteja a funcionar correctamente. Pavo Ease&Excel é, seguramente, excelente como preventivo e, a longo prazo, como apoio ao funcionamento gastrointestinal e ao sistema músculo-esquelético dos cavalos de desporto.

    A ração tem grumos. Isso é um problema?

    Uma vez que Ease&Excel tem um elevado conteúdo de luzerna (10 %), no final do processo de produção pulveriza-se a ração com uma pequena quantidade de líquido para evitar a formação excessiva de pó. Por esse motivo, em algumas ocasiões, podem encontrar-se grumos no alimento (ver foto). Isto acontece porque os ingredientes se pegam demasiado devido a uma excessiva concentração de líquido pegajoso num determinado ponto. Isto não prejudica o seu cavalo. De facto, verá que os cavalos o acham excepcionalmente saboroso uma vez que o líquido usado é muito doce.