Nutrição e cuidado dos caballos
Filtrar conselho
Seleção

 

Conselhos para alimentar um cavalo sénior

Os cavalos séniores – com mais de 18 anos – tendem a ter problemas com o seu peso e condição corporal. Isto acontece porque já não absorvem os nutrientes tão facilmente e os problemas dentários aparecem. Felizmente, podemos fazer com que recupere peso e o mantenha.

Porque é que o seu cavalo sénior está em mau estado?

Se perde peso sem uma razão óbvia, o primeiro passo é averiguar a sua causa e para isso, recomendamos uma análise ao sangue e a uma amostra de fezes. Com a análise ao sangue, pode-se determinar o funcionamento dos rins, intestinos e fígado e assim verificar se sofre de algum tipo de carência ou doença. Mediante a análise às fezes, descobre-se se tem parasitas. Verificar o estado dentário é também importante, já que o seu cavalo pode apresentar problemas de mastigação do alimento.

Um cavalo sénior necesita de uma forragem de boa qualidade

A dieta de um cavalo deve conter entre 70 a 99% de forragem. Especialmente em cavalos magros a forragem é importantíssima para o seu bom funcionamento intestinal. Uma análise à forragem é muito importante, já que pode averiguar o seu conteúdo em nutrientes, como a proteína e ainda o seu valor energético. Alguns pontos que requerem especial atenção:

Conteúdo de matéria seca

A fenossilagem tem um conteúdo médio em matéria seca entre 650 e 700 gr por kilo, o que significa que contém entre 65 a 75% de matéria seca sendo o restante (25%  a 35%) água. Como tal, em cavalos alimentados com este tipo de forragem, devemos ter em atenção que deverão comer uma maior quantidade, já que uma grande parte deste alimento é agua, contrariamente ao feno que tem um conteúdo de matéria seca muito superior, cerca de 90%.

Proteína

Ao analisar a forragem, devemos ter em conta o nível proteico da mesma. Para aumentar o peso num cavalo este parâmetro deve ser bastante alto.

Vitaminas, minerais e oligoelementos

Se a forragem é produzida em solo fértil, os níveis de minerais e oligoelementos, geralmente, são os adequados. O mesmo não acontece em forragens produzidas em solos não fertilizados. Neste caso, será necessário adicionar um alimento concentrado ou um suplemento para cobrir as necessidades diárias dos cavalos.

A importância do pasto para o cavalo sénior

Se tem um cavalo sénior e demasiado magro, o melhor é tê-lo no pasto todo o dia já que a erva contém níveis de energía e proteína muito mais altos que a nossa forragem habitual. Se o cavalo não pode aceder ao pasto, então, é essencial proporcionar uma forragem de alta qualidade sem restrições.

Alimentos de fácil digestão

Podemos ajudar um cavalo sénior magro oferecendo-lhe uma ração de fácil digestão. Os pelets e os mueslis possuem uma grande quantidade de ingredientes processados e inflados  -  para aumentar a sua digestibilidade. A ração está "previamente digerida", facilitando a disponibilidade de mais nutrientes para além de reduzir o risco de cólicas.

Substitutos de forragens para cavalos com problemas dentários

Os cavalos com problemas dentários têm dificuldade em comer forragem. Nestes casos devemos oferecer substitutos fibrosos como por exemplo, Pavo SpeediBeet (flocos de polpa de beterraba com fibras saudáveis) humedecido. Pavo SpeediBeet em combinação com Pavo 18Plus é o alimento ideal para cavalos de idade avançada com má dentadura. A vantagem do Pavo 18Plus é que pode ser administrado tanto na forma seca como húmida. Ao adicionar água, os pellets desfazem-se facilmente. Se o cavalo já não pode comer feno pode acrescentar pellets de fibra à sua dieta.

Suplementos para cavalos séniores

Minerais e oligoelementos

Os cavalos mais velhos necessitam de uma ração com conteúdos ligeiramente diferentes em cálcio, fósforo e magnésio, em comparação com a dos cavalos mais jovens. Estes mineirais têm um papel importante no funcionamento dos músculos e na manutenção dos ossos. É aconselhável proporcionar ao cavalo sénior oligoelementos como o zinco e o selénio.

Vitaminas

Os cavalos séniores geralmente carecem de vitaminas B e K porque não conseguem ingerir as forragens de forma adequada, pelo que é conveniente suplementar com estas estas vitaminas. Recorde-se ainda que a vitamina C é uma vitamina que os cavalos adultos conseguem produzir, no entanto o cavalo sénior tem alguma dificuldade nesta função.

Pavo 18Plus

Com Pavo 18Plus, proporcionará ao seu cavalo sénior tudo o que ele necessita, sem sobrecarregar o seu sistema. Este muesli livre de pó e de fácil digestão ajudará a que o seu cavalo sénior se mantenha em forma e saudável. Quando atingir uma idade mais avançada e tiver problemas dentários, Pavo 18Plus combinado com Pavo SpeediBeet será a alimentação completa para as suas necessidades diárias.


Pavo 18Plus

muesli para um sénior em forma

Pavo SpeediBeet

Flocos de polpa de beterraba de hidratação rápida