Nutrição e cuidado dos caballos
Filtrar conselho
Seleção

 

Diarreia em cavalos

A diarreia em cavalos é evidentemente diagnosticada pela observação, ou seja, pela presença de fezes soltas ou líquidas. Nesta situação debemos agir com cuidado. O mais importante, é manter o cavalo hidratado. No entanto, qual a causa da diarreia? Como se pode prevenir?

Causas da diarreia em cavalos

A diarreia é o resultado de uma passagem demasiado rápida dos alimentos através do trato gastrointestinal, que tenta absorver a humidade e os nutrientes. Isto pode dever-se a uma maior mobilidade do trato gastrointestinal, por se ter reduzido a capacidade de absorção de água do intestino ou por haver uma maior libertação de humidade e eletrólitos no mesmo.

A digestão no intestino grosso, realiza-se graças à presença de microorganismos, chamados habitualmente de flora intestinal. Estes transformam a maioria da fibra ingerida em nutrientes, como os ácidos gordos voláteis. Para garantir que os intestinos funcionem de forma eficiente e saudável, é essencial que estes microoganismos se mantenham saudáveis para que possam exercer a sua função. Por vezes, o consumo excessivo de pasto de primavera, a presença de fungos nos alimentos ou alterações repentinas na dieta, podem alterar esta flora intestinal, o que pode causar diarreia. Para além destes fatores, a má saúde dentária, a ingestão excessiva de areia, certas infeções, parasitas e o stress, são também causas de diarreia.

 

Eliminar a diarreia no cavalo

A diarreia pode desidratar o cavalo e, por vezes, ter consequências severas. Num cavalo com diarreia, o mais importante é mantê-lo hidratado através da administração de líquidos e garantir o fornecimento de nutrientes. Para parar a diarreia num cavalo, é importante iniciar a procura da causa, contactando o seu veterinário para implementar um plano de tratamento.

Prevenção da diarreia em cavalos

Infelizmente, nem sempre é possível evitar a diarreia. No entanto, existem medidas preventivas que se podem tomar para reduzir o risco de diarreia:

  • Se os cavalos não saíram para o pasto durante todo o inverno, quando regressam pela primeira vez na primavera, a alteração dos microorganismos pode alterar o funcionamento dos seus intestinos. A erva jovem da primavera alterará a flora intestinal normal, o que pode dar lugar a diarreia. Assegure-se sempre que aumenta gradualmente o tempo de pastoreio,  e que alterações da dieta são feitas faseadamente..

 

  • Os cavalos que passam muito tempo em paddocks arenosos ou num prado muito pobre podem acabar por comer muita areia. Ingerir demasiada areia pode resultar numa acumulação da mesma nos intestinos e a consequência direta é uma diarreia e/ou cólica. Reduza o tempo neste tipo de paddock de areia e assegure-se de que há suficiente feno  porque pode ajudar a prevenir a diarreia.

Conselho: Assegure-se de que o feno está numa superficie pouco arenosa de forma a reduzir a ingestão de areia já que os cavalos irão comer o feno diretamente na areia. Coloque, por exemplo, uma placa de borracha por baixo do feno.

  • Uma boa política de desparasitação nas boxes é esencial para evitar a diarreia.a realização de análises coprológicos quatro vezes ao ano e desparasitar com um produto adequado pelo menos uma vez por ano (normalmente no outono), reduz o risco de infeção por parasitas. A eliminação diária do esterco de cavalo dos paddocks e pastos também reduz o risco de infeção.
  • Os cavalos que sofrem stress, normalmente manifestam-no attravés da diarreia. A limitação dos fatores de stress é de elevada importancia. Isto incluí o contacto com outros cavalos, acesso ao pasto, exercício, etc.

Conselhos de alimentação para manter uma boa flora intestinal

Tanto os prebióticos como os probióticos podem ser administrados para apoiar a flora intestinal. Embora normalmente não os distingamos, os prebióticos e os probióticos são muito diferentes. Os prebióticos são os nutrientes necessários para as bacterias que trabalham no intestino grosso enquanto que os probióticos são as bacterias ou leveduras.

Prebióticos

Os prebióticos consistem, principalmente, num tipo de fibras da forragem, as bactérias alimentam-se com estas fibras e produzem ácidos gordos voláteis, cujo processo se denomina por fermentação. Os ácidos gordos voláteis são posteriormente libertados na corrente sanguínea e o cavalo usa-os como fonte de energia. Para tal, é muito importante que o seu cavalo receba quantidades suficientes de forragem de boa qualidade.

Para além das forragens mais comuns (pasto, feno e henolaje), também existem vários tipos diferentes de alternativas à forragem com os quais se pode complementar a própria forragem ou, inclusive, substituir por completo. Estas alternativas são importantes não só quando não se dispõe de uma quantidade suficiente de forragem, se a qualidade da mesma é mediocre ou má, como também quando o seu cavalo não pode absorver grande parte da sua forragem (como por exemplo cavalos mais velhos) ou se está demasiadamente magro. A Pavo dispõe de quatro substitutos diferentes de forragem: Pavo Fibrebeet, Pavo SpeediBeet, Pavo FibreNuggets e Pavo DailyPlus.

Probióticos

Os probióticos podem ser utilizados quando há uma alteração da flora intestinal do cavalo. Nestes casos, o equilibrio entre bacterias boas e más é quebrado, o que faz com que estas últimas se possam expandir. Isto acontece, por exemplo, quando o cavalo é tratado com antibióticos. Quando procurar um suplemento probiótico ou um alimento, é importante asegurar-se que contenha leveduras vivas já que as células de leveduras mortas não terão nenhum efeito.

Pavo Care4Life aporta prebióticos para favorecer ao máximo os intestinos. O prebiótico da Pavo Care4Life é a inulina, proviniente da raíz da planta de achicoria que favorece o crescimento de bactérias intestinais saudáveis.

Pavo Ease&Excel também contém prebióticos na forma de goma arábiga, fructooligasacáridos (carbohidratos não digestíveis) e leveduras vivas como probióticos.

Pode optar por Pavo HealthBoost se estiver à procura de um suplemento prebiótico. Este suplemento está desenhado específicamente para apoiar a saúde geral durante e depois de um período difícil.


Pavo Care4Life

Multipartículas com plantas para manter o seu cavalo saudável e com vitalidade

Pavo DailyPlus

A forma natural de alimentar

Pavo Ease&Excel

Alimento inovador para melhorar a função gástrica

Pavo GutHealth

Para o bom funcionamento intestinal