Nutrição e cuidado dos caballos
Filtrar conselho
Seleção

 

A analise de forragens é um must

Observamos que as forragens têm cada vez menos energia e proteína. Isto é o que mostram as análises realizadas pela Pavo na última década.

Que energia e proteína tem a sua forragem?

As análises de forragem ainda não se fazem de forma sistemática. Deveriam fazer-se!
São a base principal da alimentação dos cavalos, por isso é importante conhecer o que contêm para poder otimizar a alimentação.

O Pavo Roughage Monitor (Monitor de forragem da Pavo) comprovou que o feno e a silagem contêm, em média, cerca de 60 gramas de proteína bruta digestível por quilograma de matéria seca. Os cavalos de desporto necessitam de, pelo menos, 80 gramas por quilograma de matéria seca. O seu valor energético não é muito melhor, a maioria das amostras contém menos de 8,8 MJ e resultados de 6 MJ, estão longe de ser uma exceção. Estes resultados são comparáveis com o valor nutricional da palha.

Para os cavalos de competição, a utilização de forragens com elevados níveis de energia e proteína é o primeiro passo na direção certa, mas não se pode saber o que contêm até se realizar uma análise. Uma análise custa aproximadamente 80 euros e fornece toda a informação necessária. No entanto, não se deixe impressionar pela grande quantidade de números que aí constam, pode enviar essa informação para a Pavo e, de forma gratuita, enviaremos uma interpretação clara dos dados.

Sobrealimentar com mais ração do que o recomendado não é desejável

A forragem, mesmo com um teor energético maior, não é suficiente para os cavalos de competição. Se exige um elevado desempenho ao cavalo, terá que lhe dar suplementos adicionais. Se apenas adicionar concentrados extra à dieta existem várias desvantagens; os concentrados contêm muito amido, já que os cereais são a sua base, e estes têm um efeito adverso na acidez do estômago e intestinos. Uma sobrecarga de concentrados provocará uma hiperatividade no intestino grosso, que resultará numa disponibilidade energética inferior para os cavalos. O Pavo TopSport pode restabelecer esse equilíbrio.

Muitos donos de cavalos são relutantes a tudo o que tem que ver com proteínas. “Totalmente injustificado,” comenta Krabbenborg. “A muitas pessoas foi dito que demasiada proteína daria lugar a bolas, pernas inchadas e inclusive laminites. Quando o que geralmente causa esses problemas é o  açúcar.”