Rações e suplementos para cavalos

Cómodo serviço de entrega

Pague com toda a segurança

13 janeiro 2026 Tempo de leitura 0 minutos

Puro-Sangue Inglês: o cavalo nascido para a velocidade

O Puro-Sangue Inglês, também conhecido pela sigla PSI, é o cavalo mais rápido do mundo e, como tal, o rei absoluto das pistas de corridas de velocidade.

No blog da Pavo, falamos sobre esta raça de origem inglesa que, graças às suas excecionais qualidades como velocista, se espalhou pelos hipódromos de todo o mundo.

 

Morfologia

As coordenadas étnicas de Baron para esta raça são 0,0,+. Não se preocupe, explicamos o que significam.

O “0” indica que a característica se encontra num grau médio. O “+” significa que esse traço está mais desenvolvido do que a média da população, e o “–” indicaria um valor inferior à média. Neste caso, a população de referência corresponde a todas as raças equinas.

Segundo a etnologia, a ciência que estuda as raças, o PSI ou Puro-Sangue Inglês é um animal eumétrico (0), de tamanho médio; de perfil retilíneo (0), embora alguns exemplares possam ser subconvexos; e de proporções longilíneas (+), sem perder a harmonia.

Com uma altura média* de 156 cm nos machos e 154 cm nas fêmeas, e um peso aproximado de 400 kg, trata-se de um cavalo muito esbelto, com uma morfologia ideal para a velocidade.

Apresenta ainda um pescoço longo e triangular, um dorso forte e direito e membros finos, mas robustos e bem aprumados, fundamentais para suportar os grandes esforços exigidos durante a corrida.

Não existe um protótipo racial rigidamente normalizado, mas sim uma variabilidade morfológica que faz com que alguns Puro-Sangue sejam mais aptos para a velocidade máxima e outros mais indicados para distâncias mais longas.

É também conhecida a sua precocidade, sendo que, aos 2 e 3 anos, muitos exemplares já são capazes de apresentar os seus melhores desempenhos.

As pelagens mais comuns são o castanho e o alazão, embora também existam tordilhos e, de forma muito menos frequente, exemplares negros, ruanos e baios.

O sistema de classificação baseia-se no rendimento em corrida, não existindo uma avaliação morfológica formal, ainda que uma boa conformação seja sempre valorizada.

Quanto ao caráter, é um cavalo inteligente, que requer um maneio delicado, não sendo o mais indicado para cavaleiros principiantes.

 

Funcionalidade do PSI

O Puro-Sangue Inglês é o número um nas pistas de velocidade, mas também pode ser encontrado em disciplinas como salto ou concurso completo. É igualmente um excelente cavalo de lazer para pessoas com alguma experiência, capazes de comunicar com ele de forma correta.

Enquanto muitas raças tiveram origem no trabalho agrícola, o PSI foi criado diretamente para o desporto, mais concretamente para as corridas. Os três garanhões fundadores da raça foram importados do Médio Oriente com o objetivo específico de melhorar a velocidade dos cavalos de corrida, que já no século XVII tinham grande importância no Reino Unido.

As excecionais qualidades desta raça tornaram-na ideal como melhoradora de outras raças, estando também na origem de cavalos como o anglo-árabe ou o anglo-hispano-árabe.

 

Distribuição mundial do Puro-Sangue Inglês

O nome da raça deve-se à sua origem em Inglaterra, após a importação de três garanhões do Médio Oriente: Darley Arabian, Godolphin Arabian e Byerly Turk. A primeira parte do nome atribuía-se ao proprietário e a segunda à origem do cavalo.

Na época, acreditava-se que o garanhão era o principal responsável pelas aptidões desportivas da descendência, pelo que as fêmeas receberam menor atenção documental. Assim, sabe-se pouco sobre as éguas fundadoras da raça.

Os dados atualmente disponíveis provêm sobretudo de estudos genéticos, que indicam que, embora tenham participado várias raças, os criadores originais se basearam maioritariamente em éguas irlandesas, britânicas e do Médio Oriente.

Desde o século XVIII, altura em que a raça foi criada, até aos dias de hoje, o PSI espalhou-se por todo o mundo. Foram criados stud books (livros genealógicos) para preservar e melhorar a raça, bem como jockey clubs para o controlo e regulação das corridas, também conhecidas como turf.

Em Portugal, a sua distribuição é ampla e repartida por todo o território. Em Espanha, o Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação incluiu o Puro-Sangue Inglês como Raça Integrada em Espanha, ou seja, uma raça plenamente integrada no património pecuário espanhol, com mais de vinte anos de presença no país, genealogia e controlos de rendimento conhecidos, e um número de fêmeas reprodutoras que permite desenvolver programas de melhoramento.

 

* Fonte dos dados morfológicos: Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação